Queridas leitoras e leitores,
Uma dúvida está circulando no facebook em relação à confissão auricular dos pecados dos cristãos católicos apostólicos romanos.
A doutrina da confissão dos pecados é destinada para todos e todas as pessoas que vivem a chamada fé católica. Se alguém se manifesta publicamente a fé na Igreja Católica Apostólica Romana deve viver segundo a sua doutrina. Não se pode ser "católico" pela metade.
A confissão dos pecados tem fundamentação bíblica. Lendo o evangelho de João, no capítulo 20, nos versículos 22-23, temos: "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados".
O texto da palavra de Deus, no novo testamento, é o mesmo. E isto é comum a todos os cristãos, sejam eles católicos ou não.
No texto de João, observmos que Jesus institui um sinal (sacramento) para marcar a nova vida assumida após a conversão ao evangelho. A este sinal (sacramento) chamamos Confissão auricular dos pecados.
Observamos que o perdão dos pecados não é algo humano. Jesus dá esta ordem após enviar o Espírito Santo sobre os apóstolos. O perdão dos pecados não humano, mas divino pela intervenção daqueles que são chamados a serem os continuadores da missão do Senhor. Se os pecados fossem para ser confessados diretamente a Deus, porque ele instituiu os sacerdotes na antiga aliança para oferecem o cordeiro como expiação dos pecados?
Algumas pessoas dizem que somente Deus pode perdoar pecados. E é verdade. Somente ele pode perdoar os pecados. E isto atesta a mesma Sagrada Escritura. Em marcos, 2,10, lemos: "O Filho do homem tem poder de perdoar os pecados na terra". E ainda, "Teus pecados estão perdoados" (Mc. 2,5). Jesus, em virtude de sua autoridade, transmite esse poder aos homens (João 20,21-23) "para que o exerçam em sue nome" (catecismo 1441).
E porque falar ao Bispo, ou ao padre, os pecados? O Catecismo da Igreja Católica afirma no número 1461 que "como Cristo confiou a seus apóstolos o ministério da Reconciliação, os Bispos, seus sucessores, e os presbíteros, colaboradores dos Bispos, continuam a exercer esse ministério".
Ainda fala o Catecismo que a "finalidade e o efeito deste sacramento é a reconciliação com Deus". E acrescenta que "o sacramento da Reconciliação com Deus traz consigo uma verdadeira 'ressurreição espiritual', uma restituição da dignidade e dos bens da vida dos filhos de Deus, entre os quais o mais precioso é a amizade de Deus" (Catecismo 1468).
Ao lermos o resumo do capítulo que fala do Sacramento da Penitência no Catecismo, encontramos nos números 1496 e 1497 o seguinte: "Os efeitos espirituais do sacramento da Penitência são: a reconciliação com Deus, pela qual o penitente recobra a graça; a reconciliação com a Igreja; a remissão da pena eterna devida aos pecados mortais; a remissão, pelo menos em parte, das penas temporais, sequelas do pecado; a paz e a serenidade da consciência e a consolação espiritual; o acréscimo de forças espirituais para o combate cristão". E em seguida continua: "A confissão individual e integral dos pecados graves, seguida de absolvição, continua sendo o único meio ordinário de reconciliação com Deus e com a Igreja" (1497).
Se você professa a religião Católica Apostólica Romana, sinta-se a vontade para fazer a sua confissão.
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