segunda-feira, 17 de setembro de 2012

"Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé".

"Senhor, não sou digno que entres em minha casa, mas ordena com a tua palavra, e o meu servo ficará curado!" (Lc. 7,6-7).
Com essa frase, abrimos nosso comentário de hoje.
Queridas irmãs e irmãos, Lucas narra a demonstração de fé de várias pessoas chamadas de pagãs. No nosso caso, um oficial romano. Não podemos esquecer que os romanos cultuavam vários deuses. Cada um tinha uma determinada função na vida social.
Este homem reconhece em Jesus a força da divindade presente nele. Jesus pode realizar milagres. E ele é "verdadeiramente" homem. Ele anda no meio de nós. O oficial romano se sente tão pequeno diante da divindade de Jesus, que não se acha digno de ir ao encontro de nazareno. Ele pede que alguns anciãos judeus sejam portadores de seu pedido.
Jesus está prestes a realizar três milagres. O primeiro, é a ressurreição do emprego do oficial romano. O segundo, a conversão dos anciãos judeus. E o terceiro, a demonstração de fé do oficial.
Pelo pagão, os anciãos tiveram um encontro com o messias. São eles os portadores do pedido do ofical. A elite religiosa é que intercede. A pergunta que fica: acreditavam eles nesse poder de Jesus? A princípio, sim. Mas, por outro lado, eles apenas atenderam a um pedido de alguém que tinha em mãos a força da repressão. Por medo? Talvez.
O ofical romano não se acha digno da presença de Jesus em sua casa. Quantas vezes nós não nos achamos dignos de estar a serviço de Jesus? Quantas vezes não nos afastamos por acharmos que soms pecadores demais? Na santa missa pedimos perdão dos pecados no início. Em seguida, antes da comunhão, quando o sacerdote diz, "eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo", respondemos: "Senhor, não sou digno de entrei em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo". Dentro da missa reconhecemos que somente a palavra, o verbo, o logos, feito pão, tem o poder de nos salvar.
Repetimos aquilo que o oficial romano falou para Jesus. Mesmo não nos achando dignos de recebermos Jesus em nossa casa, cremos no seu poder de transformação de nossas vidas. Buscamos nossa salvação através do encontro com Jesus.
Oremos: Senhor, não sou digno de que entreis em minha morada, mas diz uma palavra, e minha alma reviverá. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!