quarta-feira, 2 de maio de 2012

"E Deus criou o home à sua imagem"

Prezadas irmãs e irmãos, A frase de nosso título está em Gênesis 1, 27. Em seguida, o autor sagrado diz: "E Deus os abençoou". Este texto está proposto para a memória facultativa de São José, que celebramos ontem. O que chama atenção nesta escolha da Igreja, é a pertinência para a comemoração de São José. Neste dia, é celebrado como padroeiro dos trabalhadoes: São José Operário. Isto é significativo. Na Festa de São José, celebrada no dia 19 de março, na paróquia São JOsé e Nossa Senhora das Dores, no Andaraí, Dom Edson de CCastro Homem disse que José fora um exemplo de trabalho para o filho Jesus. Com certeza, Jesus aprendeu um ofício. Jesuss aprendeu com o Pai da terra a trabalhar as coisas da terra. E com o pai do céu fazer, e viver, as coisas do alto. Mas Jesus inspirou-sem em José. Com certeza vira José indo à Sinagoga para as orações. Muitas vezes deve encontrado seu pai em oração. Mesmo no trabalho, José deveria ser um homem que fazia tudo para a glória de Deus. Até nas situações de perigo pelas quais passou, José confiava plenamente em Deus-Pai, tal como Abraão. E as coincidências não param por ai. A Liturgia da missa ordinária deste primeiro de maio, trazia o evangelho de João (10,22-30). E no versículo 25b, lemos: "As obra que eu faço em nome de meu Pai dão testemunho de mim". Fazer obras significa trabalhar. Transformar. Criar. Como disse anteriormente, aém do ofício de carpinteiro, Jesus aprendeu a fazer as obras de Deus, com seu pai, José. Ainda no texto de João, Jesus diz: "As minhas ovelhas escutma a minha voz". José, além de pai, foi ovelha também. José sabia de seu papel de pai na condução do Filho de Deus. Deveria fazer com que seu filho adotativo, que crescia em estatura e graça, diante dos homens e de Deus, soubesse amar e louvar o criador e Pai. No evangelho de Mateus (Mt 13,54-58), no versículo 56b, temos: "De onde lhe vem tudo isso?" É claro que toda a sabedoria de Jesus, além da graça de Deus, lhe vinha daquilo que fora aprendido com José. Queridas irmãs e irmãos, aprendamos com São José a trabalhar para a construção do reino de Deus. Aprendamos a viver no silêncio de Nazaré, mas orando. Que São José seja nosso modelo de fé e vida. Oremos: "Ó Deus, criador do universo, que destes aos seres humanos a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e proteção de são Jsé, cumprir as nossas tarefas e alcançar os prêmios prometidos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém".

Um comentário:

  1. Muito bom o texto! Confesso que em muitas vezes para mim é difícil imaginar Jesus no ambiente familiar... como bebê, depois como criança... e por aí vai. É estranho pensar que, apesar de ser filho de DEUS, Jesus não veio a Terra sabendo tudo. Ele aprendeu com seu pai José, com sua Mãe Maria, tudo que cabe a pais ensinarem. Acho isso uma grande prova da simplicidade e do amor de Deus que entregou seu filho para viver como vivemos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!