sábado, 21 de abril de 2012

"Vós sereis testemunhas de tudo isso".

Prezadas irmãs e irmãos, Somos chamados a sermos testemunhas dos acontecimentos de Jesus: sua paixão, morte e ressurreição. Entretanto, é preciso fazer a experiência pessoal desse Jesus. Mesmo tanto tempo depois de sua encarnação, é possível esperimentar isso em nossas vidas. Primeiramente, quando não agimos como nos pede a Lei de Deus, quando não somos trabalhadores para que sejamos unidos, quando contribuímos para as separações, para as brigas, para as guerras, para a divisão, estamos matando Deus em nossas vidas e na vida dos outros e da comunidade religiosa. Cada ação contrária à vontade de Deus, é uma forma de matarmos Jesus no meio de nós. Mas Deus não se curva aos nossos atos maus. Ele quer a nossa mudança de vida. E para isso ele trabalha. Ao ressuscitar Jesus dos mortos, Deus nos mostra que ele está acima de qualquer ação maléfica que possamos praticar. Ele faz voltar à vida aquele que é autor e princípio da Vida. Assim, ele nos convida a voltaroms à vida também. "Arrependei-vos. Convertei-vos para que vossos pecados sejam perdoados." Somente teremos nossos pecado quando mudarmos de vida. De nada adiante pedir perdão a Deus se nós não perdoamos àqueles que nos tem ofendido. São João, na segunda leitura de hoje (1 Jo. 2,1-5), nos diz: "Quem diz: Eu conheço a Deus, mas não guarda seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele". No Evnagelho, Jesus nos convida a sermos testemunhas de sua morte e ressurreição, e de que isso é a garantia do perdão de nossos pecados e de nossa conversão. E disso, os apóstolos são chamados a serem testemunhas. Queridas irmãs e irmãos, vivamos a fé em Jesus acima de qualquer outra coisa. É na ação de graças, na partilha do pão, na caridade ao próximo, na cruz, nas chagas de Jesus que encontramos as forças necessárias para sermos suas testemunhas no dia-a-dia de nossa existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!