Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado. (Lc.9,51-56)
Comentário: O início desse evangelho é interessante. Lucas nos dá a entender que Jesus já sabia de sua ida para o céu. Então, ele "tomou a "firme decisão" de partir para Jerusalém". "Tomou a firme decisão". O caminho para o céu passa por Jerusalém. É lá que ele deverá passar por todo o sofrimento para chegar ao reino dos céus. Mas é em Jerusalém que ele será glorificado. Sua crucificação se dará próximo à cidade. E também sua ressurreição. Jerusalém é a cidade santa. Mas simboliza a cidade que rejeita o Filho do Homem.
Para nós nossa Jerusalém é a Igreja. Esta nos coloca junto de Jesus salvador. A diferença que somos a nova Jerusalém. Aquela que acolhe o Senhor e seus discípulos. Aquela que aponta o caminho. Aquela que é para nós a porta da salvação. Ir e permanecer em Jerusalém é ter a certeza de nossa redenção.
Segundo, Jesus envia mensageiros. Os mensageiros são os porta-vozes. Estão no lugar de. São transmissores fiéis daquilo que ouviram e receberam como missão. Vão à frente. Precisam preparar um lugar para o Senhor. E cumprem sua missão. Mas são mal recebidos. Assim é nossa missão. Muitas vezes somos mal recebidos. Mal interpretados. Muitas pessoas se fecham a mensagem. Não enxergam a dimensão transcendente da presença de Cristo e da Igreja no meio de nós ("dava a impressão de que ia para Jerusalém"). Ser mensageiro é sofrer as rejeições daquele o qual nos transmitimos a mensagem. Não é o portador que é rejeitado. E sim a mensagem que ele traz consigo. Sentir-se rejeitado é fazer a experiência que Jesus sofreu em Jerusalém e na Samaria.
Quando alguém não quer acolher a palavra e a presença de Jesus, não devemos nos preocupar. Devemos partir para outro local. Ir ao encontro daqueles que buscam ouvir e colocar em prática a palavra de Deus. Veja que Jesus em nenhum momento gastou suas energias tentando convencer as pessoas de quem ele era e qual era sua missão. Às vezes, fazemos isso. Insistimos. Perdemos tempo com quem não quer ouvir a Palavra de Deus.
Devemos aprender com Jesus a partir. Buscar outros povoados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!