segunda-feira, 22 de agosto de 2011

"Ele será chamado Filho do Altíssimo".

"Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Al­tíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se". (LC. 1,26-38)

Comentário: A liturgia de hoje nos propoem a anunciação que o anjo faz a Maria. Lucas não descreve em que situação Maria se encontrava. Ele apenas nos diz que o anjo entrou onde ela estava. Conforme santo Inácio de Loyola, podemos imaginar o lugar onde estava Maria nesse momento. E olhando a cena, contemplá-la para tirar proveito disso.
Podemos imaginar Maria na sala de casa, nos afazeres domésticos, em oração (em algum cômodo da casa). Ela pode estar onde sua imaginação lhe permitir. Pois o que nos importa é o encontro com o anjo.
Quantas vezes anjos passam e nossa vida? Quantas pessoas anunciam que o "Senhor está contigo!". E muitas vezes não percebemos essa maravilha em nossas vidas. Deixamos que a pertubarção do anuncio ofusque a maravilha desse encontro. Ficamos elocubrando sobre a mensagem, e não deixando que ela se conclua em nossa vida.
"Não tenhas medo". Com essas palavra, muitas vezes o Betato João Paulo II saudou os jovens. O medo é uma defesa do ser humano. Tememos muitas coisas na vida. Faça uma reflexão de seus medos. Até para as coisas de Deus temos medo.
Mas o anjo disse: "encontraste graça diante de Deus". Aquele que se encontra nesta situação não pode temer nada. Pois Deus está ao seu lado. Diante da graça de Deus que é colocada para cada um de nós, de acordo com nossas possibilidades, realizamos coisas improváceis e até impossíveis aos olhos humanos. Maria é chamada a conceber e dar a luz a um filho. Coisa banal e natural na vida de qualquer mulher. Mas ela sabia que para isso acontecer, era necessário contato com homem. Quantas vezes somos chamados a realizar determinados trabalhos na Igreja e dizemos não? Quantas vezes fugimos dos chamados de Deus? Maria pergunta como isso se dará. O anjo responde: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra". Quando Deus chama e determina, ele envia o Espírito sobre o seu escolhido ou escolhida. Deixar-se conduzir pelo Espírito de Deus é fazer a sua vontade. Deus dá o seu Espírito a todas e a todos. Ele nos capacita para anunciarmos sua vontade; para vivermos em comunidade; para suportarmos as fraquezas e deficiências do outro.
"Para Deus nada é impossível". Até mesmo a nossa falta de fé pode ser coberta pelo Espírito de Deus. Nossa falta de amor. Nossa falta de esperança. Nossa preguiça. Nossa chatice. Tudo pode ser feito pelo poder do Espirito de Deus.
Deixemos que o Espírito Santo aja em nossas vidas. Deixemo-nos tranformar por essa realidade maravilhosa que é a presença de Deus no meio de nós. Não queiramos ações extraordinárias de presença de Deus. Busquemos Deus no dia-a-dia de nossa vida. Nas pequenas coisas. Nos afazeres contidiano. Estejamos sempre em atitude de oração. Creiamos que "para Deus nada é impossível". Somente assim, com o nosso testemunho pessoal, "Ele será chamado Filho do Amtíssimo".

Um comentário:

  1. Muito bela e oportuna esta reflexão... No meio da correria cotidiana, muitas vezes é difícil nos abrimos para as graças que Deus coloca em nossas vidas a todo momento. E mais difícil ainda é, diante de um problema aparentemente sem solução, crermos que para Deus nada é impossível e que Ele fará o melhor por nós, no tempo d'Ele, para sua honra e glória! Abçs fraternos. Elvira do Céu

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!