sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’

Naquele tempo, os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: ”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Jesus respondeu: “ ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”. (Mt 22,34-40)
Comentário: Os fariseus queriam pegar Jesus pela lei. Aquele que não respeitasse e fizesse cumprir a Lei era réu de morte. Ao indagar Jesus sobre o maior mandamento, os fariseus querem saber se Jesus conhece a escritura e se segue os mandamentos dados por Deus Moisés.
E Jesus afirma: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento". Amar a Deus deve estar acima de qualquer amor. Deve estar acima do amor à lei; às obrigações religiosas; aos filhos; à família; aos pais. Deus deve estar acima de todas as coisas - COMO É DIFÍCIL SEGUIR JESUS.
Mas esse amor incondicional a Deus não deve ficar encarcerado numa relação pessoal: eu-Deus. Mas deve me levar ao encontro do outro, como faz o próprio Deus na sua relação de amor com o Filho e com cada um de nós. Amar a Deus significa ir ao encontro. Partir na direção do outro. Acolher o sofrimento alheio. Perdoar. Dar a vida.
Jesus, hoje, nos interroga: Como anda nosso amor para com Deus?
Reflita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!