quinta-feira, 28 de julho de 2011

Choro e ranger de dentes.

O Evangelho de hoje nos leva a refletir como estamos vivenciando a palavra de Deus.
Esta perícope está dividida em dua partes. A primmeira fala de uma pesca. A segunda, de alguém que sabe esolher o que bom para dar aos filhos.
Da primeira parte, destaco três personagens: a "rede", os peixes; e os anjos. A "rede" representa a palavra de Deus. Os peixes somos nós. E os anjos os pescadores.
Jesus utiliza a imagem da pesca para falar do Reino de Deus. A rede, que é lançada ao mar (mundo) é a palavra de Deus. A Palavra é proclamada para toda a humanidade. Todos, e todas, a recebem da mesma forma. A resposta de cada um é que é diferente: peixes bons e ruins. Os peixes, somos nós. Ao ouvir essa Palavra, cada um de nós responde de uma forma diferente. Uns darão bons frutos; outros, serão o joio: peixes bons e ruins. A diferença é que podemos mudar a resposta que damos a Deus.
Jesus nos deixa a possibilidade de sermos peixes bons ou ruins. A escolha é nossa.
A segunda parte do Evangelho nos fala de um mestre que se torna discípulo do Reino, ou seja, alguém que se converte. Ele consegue atualizar a Palavra de Deus em sua vida e a distribui entre seus filhos. Esse Mestre olha para o passado e vê, no presente, a concretização das promessas contidas na Lei e nos Profetas.
Aprendamos a olhar para o passado para entermos o presente, preparando o nosso futuro para entramos no Reino9 de Deus.

Um comentário:

  1. Muuito bom! o Evangelho sempre nos provoca! não dá para ler ou escutar e ficar da mesma maneira! quero ser "peixe bom" "trigo", porisso não desisto nas minhas lutas contra as tentações! Fica com Deus, irmão! Jedi

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!