Nossa refelxão de hoje parte de Lc 18,35-43.
A riqueza de nossa liturgia está em não apresentar coisas novas diariamente, mas aprofundar o evengelho a cada dia. Nos diz Santo Inácio de Loyola: "não é o muito saber se sacia a satisfaz a alma, mas o sentir e saborear as coisas internamente". O que ele quer nos dizer é que a repetição é importante. Muitas vezes, temos aquela vontade de querer coisas novas e nos esquecemos que a vida religiosa deve ser pautada na meditação diária dos evangelhos.
A frase característica de hoje é a que vai como título de minha reflexão: "A tua fé te salvou". Isso porque ela é a ponte para a primeira leitura. Manter a fé em Deus é fundamental para a nossa salvação. Não desviar em nenhum momento daquele que nos dá a vida. Não podemos deixar Deus de lado, pois caso contrário, nos tornaremos cegos para a fé.
Na leitura do primeiro livro dos Macabeus (1 Mac 1,10-15.41-43.54-57.62-62) vemos quais são as consequências daqueles que se afastam da fé verdadeira. Ao nos afastarmos da presença de Deus em nossa vida, abate-se sobre nós a tristeza, a depressão, as guerras, a inveja, a cegueira para o sofrimento do próximo, o egoísmo, a raiva. Muitas de nossas doenças psiquícas são fruto do nosso afastamento da lei de Deus.
Peçamos como o salmista: "Vivifica-me ó Senhor!" Gritemos como o cego de Jericó: "Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!"
Deus abençoe a todos e a todas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!