quarta-feira, 30 de setembro de 2009

"Eu te seguirei para onde quer que fores"

Prezados amigos e amigas,

A frase título de nossa partilha está em Lucas 9,57-62.
Jesus está caminhando com seus discípulos. No caminho alguém fala essa frase. Veja que o evangelho não especifíca quem falou. É alguém. A leitura se coloca para você no dia de hoje. Esse alguém é você que fez sua opção por Jesus: ir com ele.
Mas o estar com Jesus não é apenas com palavras: "Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino de Deus, mas todo aquele que fizer a vontade de meu Pai".
Jesus mostra qual a sua situação: não tem onde reclinar a cabeça. Isto é, não coloca sua segurança neste mundo. Essa é a primeira meditação que devemos fazer: verdadeiramente, onde é que colocamos nossa confiança: em Deus, ou em nossas posses?
Diante de pergunta de Jesus, nos resta pensar: estamos dispostos a estarmos "jogados" ao léu?
Num segundo momento, ele chama: "Segue-me". É ai que começa o problema. Começamos a colocar impecilhos nesse seguimento: o perigo da noite, um pai doente, um neto para ser cuidado, meu filho, minha idade. Ufa! Quantas desculpas. O que mais nos salta aos olhos é que as desculpas colocadas são todas ligadas a coisas boas: preservar a vida, atender a um pedido da família, cuidar de sua idade.
A resposta de Jesus é radical: "deixe que os mortos enterrem seus mortos", ou seja, outras pessoas farão isso. Mas você está sendo chamado para a vida. Você está sendo tocado para viver comigo. Você está sendo liberto e curado para colocar sua vida em missão. Você está sendo chamado para colaborar diretamente na redenção da humanidade. Não arrume desculpas.
Outra pessoa disse a Jesus: "Vou te seguir, mas deixa-me primeiro despedir-me de minha família". Eu te sigo, Senhor, mas antes preciso concluir minha faculdade. Em seguida, minha pós-graduação: mestrado e doutorado. Mais adiante, agora é hora de eu usufruir meus conhecimentos para ganhar o mundo. Em seguida, no fim da vida, termimando minha carreira, venho e me coloco à tua disposição.
Jesus dá a resposta: "Quem poe a mão no arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus".
Veja que ele fala de aptidão. Não é estar pronto. É estar apto. Quem está apto para o serviço do reino? Todo aquele que se entregam de corpo e alma. Todo procura, em tudo, fazer a vontade de Deus. Todo aquele que é missionário 24h de sua vida.
Peçamos ao Senhor que nos dê a vocação missionária constante e diária.
Senhor, protegei a todos os que se propõem seguir os passos de Jesus.
Deus abençoe a todos e a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!