quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca!"

Prezados irmãos e irmãs,

Nossa reflexão de hoje é tirada de Lucas 5,1-11.
Vamos à cena. A multidão se exprimia para ver e ouvir Jesus. Faziam isso para ouvir a palavra de Deus. Mas Jesus também é a palavra, conforme nos fala São João no prólogo de seu evangelho.
Segundo, não tendo espaço para falar, Jesus se dirige a duas barcas. Quando ele faz isso, ele já sabe o que havia acontecido. Os pescadores deviam já ter comentado que a pesca não havia sido boa naquela noite. Podemos imaginar que sua pregação deva ter girado em torno daqueles que acreditam nas palavras e promessas de Deus. Daqueles que colocam toda a sua confiaça no Senhor. Daqueles que mesmo tendo em sua vida muitos momentos da ausência divina (..."nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos") confiam na mensagem dos que são enviados por Deus.
Ao subir na barca Jesus nos mostra que ele é o dono da situação, basta ter fé.
Terceiro, ao acabar sua pregação, Jesus, então, para "testar" os apóstolos, manda que eles avancem para águas mais profundas. Jesus nos chama a uma conversão inicial. É o momento de mudandça de vida. Deixar para trás a vida de pecados grosseiros. É hora de ir mais adiante. É hora de aprofundar a conversão e a fé. É hora de partir para a missão, e esta deve ser feita em locais mais profundos. Não dá mais para viver na superficialidade.
É hora de mudar de vida (deixaram tudo e seguiram a Jesus). Jesus nos chama a deixar de lado a vidinha sem graça que estamos levando. É hora de confiar mais e partir para as águas mais profundas.
Peçamos a Deus a graça de aprofundar cada vez mais nossa conversão.
Deus abençoe a todos e a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!