Prezados irmãos e irmãs,
Nossa reflexão de hoje é tirada de Mt 19,16-22.
Mateus registra que alguém (poderia ser um homem, um jovem, uma mulher, ou algum dos doutores da lei) veio perguntar a Jesus o que deveria fazer de bom para posuir a vida eterna.
Jesus manda que ele (ou ela) observe os mandamentos. Mas como os judeus tinham muitos mandamentos, o "alguém" peguntou quais mandamentos deveria obedecer. Jesus, como grande evangelizador e conhecedor da palavra de Deus, indica os 10 mandamentos, pois somente eles podem gerar vida e liberdade. É através deles que chegaremos ao Reino da Vida.
Mas se alguém quer fazer algo de bom, ele deve praticar isso com os outros. É por isso que Jesus lista a parte dos mandamentos que se referem às relações pessoais: "não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe e ama teu próximo como a ti mesmo".
Jesus não nos pede grandes coisas. E grandes coisas não são necessárias para se entrar no Reino de Deus. Basta viver conforme os mandamentos.
Entretanto, muitos de nós não estamos satisfeitos com o "feijão com arroz". Queremos mais. E ai vem o chamado radical de Jesus. Pega teus bens, dá aos pobres. Depois vem e segue-me.
Mateus registra a tristeza e a riqueza da pessoa. O "alguém" partiu triste porque era muito rico.
Há nesse trecho uma riqueza material embutida. Mas existem outras riquezas que nos afastam do reino. Há a riqueza do saber não partilhado. Há a riqueza de se querer ser 0 "dono" do mundo. E muitas outras que nos sufocam a vida eterna.
Jesus coloca oseu seguimento como condição para a radicalidade da chegada à vida.
"Depois vem e segue-me". Isto é, coloca tua vida ao meu serviço. Vive a minha vida. Bebe do cálice que vou beber. Oferece tua vida e sacrifício como eu vou oferecer (e como eu ofereci). Pega a tua cruz. Não andes pelos caminhos fáceis, esses não levam para o Reino de Deus.
Peçamos a Deus a graça de fazermos nossa vida semelhante a de Jesus. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!