quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Levantavai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.

Prezados irmãos e irmãs,

(Lc 21,20-28).
A leitura do Evangelho de hoje é uma leitura escatológica. Segundo a teologia, quando Lucas escreve, os romanos haviam feito um ataque a Jerusalém. Este acontecimento é um sinal de que estava próximo o fim dos tempos.
É um estilo chamado apocalíptico. Quer nos fazer ver nos sinais históricos a presença de Deus. É claro que a cena pintada por Lucas nos assusta. Mas se refletirmos profundamente, aprenderemos que é necessário observarmos o que ocorre me nossa vida no dia-a-dia.
Quando nos afastamos de Deus, nossa vida se torna um caos. Pode ser que não percebemos, pois o demônio nos causas de alegria aparente. A ausência de Deus em nossas vidas parece um barulho de mar e ondas a nos invadir os ouvidos. Nossos desespero é tão grande, que chegamos a perder os sentidos (desmaio). Calamidades.
Jesus faz um fala onde parecer que a desgraça vai imperar antes de sua vida. Se fisermos uma leitura do momento da distruição de Sodoma e Gomorra, veremos que o quadro era o mesmo. Ló presencia tudo. Sua família foge para as montanhas. Ir para a montanha era ir ao encontro de Deus.
É assim que Jesus quer que ajamos. Devemos estar sempre procurando a montanha. O lugar onde Deus se deixa achar, encontrar. E isso é na prática da Justiça. Na atenção aos pobres. Na nossa doação. Na vida que colocamos a serviço do bem do próximo.
As calamidades existem. Calamidades pública e indivduais. Mas a forma como nos relacionamos com Deus será o ponto como enxergaremos esses momento de dor em nossas vidas.
Aprendamos a olhar para a história com os olhos de Deus. Assim, estaremos prontos para a vinda gloriosa do Senhor.

Deus abençoe a todos e a todas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!