terça-feira, 20 de dezembro de 2011

"Então é Natal!"

Prezadas amigas e amigos,

Em breve vamos comemorar o Natal. Nascimento de Jesus. Ou melhor dizendo: Encarnação de Jesus.
Existe uma diferença entre nascer e encarnar. Encarnar significa assumir a carne. Fazer-se semelhante à criatura. Tornar-se um com os diferentes. Tomar a feição humana.
Jesus mais doque nasceu. Sendo Deus, despojou-se de sua condição divina para assumir a nossa condição Humana (Fl 2,6-8).
Segundo São Paulo, ao assumir a condição humana, Jesus (Deus) sujeitou-se à morte, e morte de cruz.
Celebrar o Natal de Jesus é também fazer memória à sua morte. É vislimbrar a Cruz como fim da encarnação e início de uma vida nova.
Toda a alegria do Natal deve nos levar a uma reflexão mais profunda de toda nossa existência religiosa. Devemos perguntar em nossa coração: Estou amando Deus sobre todas as coisas? Procura a justiça do Reino de Deus? Ando conforme os mandamentos? Estou sendo missonário, missonária do Evangelho de Jesus? Tenho praticado as obras de misericórdia? Como anda minha vida de oração? Estou disposto ou disposta a aceitar a cruz em minha vida?
Queridas amigas e amigos, não deixemos que a alegria do Natal ofusque a cruz da redenção. Não deixemos que a mesa farta, ofusque a pobreza que nos cerca. Não deixemos que a liberdade do dia 25 ofusque minha percepção daqueles que estão encarcerados.
Meditemos sobre o Natal, tendo a perspectiva da Cruz e da Ressurreição.

Feliz Natal!