quarta-feira, 27 de abril de 2016

Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta!

"Todo ramo que em mim não dá fruto ele (o Pai) o corta; e todo ramo que dá fruto, ele (o Pai) o limpa, para que dê mais fruto ainda" (Jo. 15,2).
Quais são os frutos de que fala Jesus? Como posso saber se estou dando bons frutos?
O próprio Jesus nos dá a resposta: "Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei" (Jo. 15,3).
Queridos e queridas, o fruto do qual Jesus nos fala, está direcionado a nossa vivência. São as chamadas obras de Misericórdia. Viver para o outro, para os pecadores, para os sofredores, esses são os frutos. Frutos espirituais e frutos materiais (corporais). 
Vejamos, a própria palavra nos dá essa dica. Em Mateus 25,31ss, Jesus nos pede que alimentemos os famintos, que demos de beber aos sedentos, que vistamos os nus, visitemos os detentos e doentes, e acolhamos os peregrinos. Estes são frutos produzidos pela Palavra de Deus. Entretanto, somente aqueles que deixam o Espírito Santo agir em suas vidas pessoais, e vivem os frutos do espírito, a saber, "amor, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" (Gal, 5,22), dão os frutos materiais, ou corporais, necessários para a nossa pertença à videira.
No dia de hoje, deixemos que os frutos divinos, ou as obras de misericórdia espirituais e corporais façam parte de nossa vida cotidiana. Essa é a medida com a qual seremos medidos.
Oremos: "Ó Deus, que amais e restituís a incoerência, orientai para vós os nossos corações, para que jamais se fastem da luz da verdade os que tirastes das trevas da desgraça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!"