domingo, 5 de abril de 2015

Cristo Ressuscitou

Queridas irmãs e irmãos,
Cristo ressuscitou, vive no nosso meio. Aleluia!
Começamos o período Pascal. Até a festa de Pentecostes, estaremos celebrando a Páscoa.
Quero partilhar com vocês algo interessante. Qual é o cheiro da ressurreição? Você já fez o exercício de tentar sentir esse odor?
Vejam, em Betânia, na casa de um leproso, de nome Simão, Jesus foi ungido por uma mulher (não identificada, em Mateus e Marcos). Somente João diz que essa mulher era Maria.
João diz que o cheiro do perfume tomou conta de toda a casa. Detalhe não encontrado nos outros dois evangelistas.
Mas num ponto, todos concordam, eram alguns dias antes da Páscoa. Isso é fundamental, pois a unção pré morte fora feita ainda com Jesus em vida.
Jesus é perfumado. Seu corpo é preparado não para a sepultura; mas para a vida, vida que será retomada após a Ressurreição.
Após ser descido da cruz, Nicodemos traz trina quilos de perfume para ungir o corpo do Senhor, antes do coloca-lo no sepulcro.
Na madrugada após o Sábado, mulheres vão ao túmulo com vasos de perfume para ungir o corpo do Senhor.
Irmãs e irmãos, vejam, a Ressurreição tem um odor, um cheiro. E não é cheiro de morte. É cheiro de vida. E de vida eterna. Só os cadáveres apodrecem e cheiram mal. Jesus não era um cadáver. Ele veio para que todos tivessem vida, e vida em abundância. Somente quem tem vida pode dar vida. Por isso, a morte não podia vencer Jesus, pois ele é o autor da vida. Ele é gerador de vida. Ele dá a vida para que todas as outras vidas sejam resgatadas.
Mas essa vida tem um cheiro. Cheiro de perfume. Cheiro bom. Agradável, pois Jesus é agradável. É bom.
Hoje somos chamados e exalar esse cheiro. A comunhão eucarística nos permite trazermos esse cheiro para nós. O sacramento do Batismo nos insere nesses vasos onde etão colocados os perfumes. Somos banhados com o perfume de Jesus para exalarmos o seu odor nos ambientes em que vivemos. O Sacramentos da Penitência restabelece o odor divino que nos foi dado com o sopro da vida. Os sacramentos da Ordem e do Matrimônio servem para a conservação desse odor no serviço ao próximo. O Sacramento da Crisma nos banha com o cheiro do Espírito Santo (Deus com o Pai e o Filho). E na Unção dos Enfermos, nosso corpo é preparado para a restauração da vida física e espiritual. Neste sacramento, participamos dos sofrimentos do Senhor, e nos preparamos para a ressurreição junto com ele.
Irmãs e irmãos, deixemos que o cheiro da ressurreição tome conta de nossas vidas. Exalemos esse bom odor. Sejamos mensageiros da ressurreição de Jesus. Sejamos perfume onde estivermos. Que as pessoas possam sentir o cheiro do Senhor Ressuscitado através de nossa vida. Somos vasos de perfume. Carregamos em nós o cheiro da Ressurreição.
Feliz Páscoa.
Cristo Ressuscitou! Vive no nosso meio! Aleluia!