sábado, 26 de janeiro de 2013

"Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!"

"Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!" Com estas palavras do Salmo, respondemos à primeira leitura.
A liturgia de hoje nos convida a nos debruçarmos sobre a Palavra de Deus. Somos levados a meditar sobre a importância da Palavra de Deus na vida pessoal e na vida comunitária.
O profeta Neemias nos mostra que o sacerdote Esdras, estando num lugar de destaque ("estava de pé sobre um estrado de madeira, erguido para esse fim" - Ne 8,4), prepara-se para a proclamação do livro da Lei.
O povo coloca-se numa atitude de escuta atenta, o povo colocou-se de pé. Após a leitura, inclinaram-se diante do Senhor, que se fazia (e se faz) presente na sua Palavra.
Após a leitura, o sacerdote esclarece o povo, de "maneira que se pudesse compreender a leitura".
Assim falou Esdras: "Este é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus. Não fiqueis tristes nem choreis. (...) Ide para as vossas casas e comei carnes gordas, tomais bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força".
A Palavra de Deus exorta à partilha: "reparti com aqueles que nada prepararam". A Palavra de Deus santifica do dia: "este dia é santo para o nosso Senhor". A Palavra de Deus exorta a alegria: "A alegria do Senhor será a vossa força".
Na segunda leitura, Paulo afirma que formamos um só corpo, a Igreja. E que está possui muitos membros. E que estes membros formam o corpo. E que cada membro tem uma função importante no corpo, pois foi colocado ali pelo próprio Deus ("Deus dispôs os membros, e cada um deles no corpo, como quis").
O Apóstolo nos diz que "fomos batizados num único Espírito para formarmos um único corpo".
Paulo pede que "os membros zelem igualmente uns pelos outros". E ainda acrescenta: "se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; se é honrado, todos os membros se regozijam com ele". Pois quando cuidamos de um membro o corpo todo se alegra com este cuidado.
Ao falar do corpo Igreja, Paulo nos ensina que "na Igreja, Deus colocou em primeiro lugar os apóstolos, em segundo, os profetas, em terceiro, os que tem o dom de ensinar". Logo depois, ele elenca outros dons.
Ao destacar estes três, ele coloca o tripé da Igreja: Apóstolos (magistério)-Profetas (pregadores)-Catequistas (transmissão da fé).
Para entendermos esta trilogia, devemos ir ao Evangelho de hoje. Na primeira parte, Lucas afirma que seu evangelho será escrito a partir de um "estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu". E conclui que "deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos".
Os ensinamentos foram passados pelos Apóstolos. Estes foram chamados a ir pelo mundo anunciando a boa nova do Reino de Deus. Os Apóstolos são os depositários da fé. E transmitiram isso para os Bispos.
Os profetas são aqueles que não detendo o ministério apostólico, são ungidos para a pregação. A transmissão da Palavra.
E os catequistas, responsáveis na comunidade para a transmissão da fé, da doutrina, do ensinamento dos apóstolos.
No Evangelho, parte já foi colocado acima. Vamos falar da segunda parte do Evangelho de hoje (Lc 4,14-21).
Até aqui, Lucas coloca todo o início do ministério de Jesus na região da Galileia. Nesta região está a cidade na qual nasceu Jesus. É na sinagoga que Jesus ensina. Sua pregação se dava no lugar onde o povo se reunia para a oração semanal. Reuniam -se diante da Palavra de Deus, como na primeira leitura. É a palavra que exorta para uma vida melhor e diferente. É Deus que deve dizer como devemos agir.
A Jesus foi dado o livro para a leitura. A passagem é clássica. Aqui o que nos interessa é a nossa missão nos dia de hoje. Muitos são chamados a serem consagrados para anunciar a palavra de Deus, mas fogem. Muitos sofredores (pobres, cativos, cegos, oprimidos) precisam ouvir a Palavra de Deus. E algumas pessoas fogem dessa missão. Dizem que não tem tempo. Que não sabem falar. Que não entendem. Esquecem que Deus é quem unge para esta missão.
Deixemos que Deus aja em nós. Deixemos que a unção aconteça. Seja membro do corpo e faça o corpo ter vida. Pois se você é um membro morto, o corpo morrerá com você e não cumprirá sua missão.

"Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!"

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

"Tenhamos cuidado!!!"

Leiam o texto abaixo. Não farei comentários. Ele por si só já fala ao nosso coração. É tirado da epístola aos Hebreus 4,1-5.11.

Reflita. Ore. Pense. Aja.

"Irmãos, 1tenhamos cuidado, enquanto nos é oferecida a oportunidade de entrar no repouso de Deus, não aconteça que alguém de vós fique para trás. 2Também nós, como eles, recebemos uma boa nova. Mas a proclamação da palavra de nada lhes adiantou, por não ter sido acompanhada da fé naqueles que a tinham ouvido, 3enquanto nós, que acreditamos, entramos no seu repouso. É assim como ele falou: “Por isso jurei na minha ira: jamais entrarão no meu repouso”. Isso, não obstante as obras de Deus estarem terminadas desde a criação do mundo. 4Pois, em certos lugares, assim falou do sétimo dia: “E Deus repousou no sétimo dia de todas as suas obras”, 5e ainda novamente: “Não entrarão no meu repouso”. 
11Esforcemo-nos, portanto, por entrar neste repouso, para que ninguém repita o acima referido exemplo de desobediência". 

domingo, 13 de janeiro de 2013

"Tu és o meu filho amado...!"

Prezadas irmãs e irmãos,
Hoje celebramos a Festa do Batismo de Jesus. Ao contemplarmos a cena do Batismo de Jesus, vemos que a humanidade de Jesus é colocada a toma. Jesus que é "verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus".
O profeta Isaías anuncia aquilo que o Senhor nos fala: "Eis o meu servo, que eu apoio, meu eleito, ao qual minha alma quer bem, pus sobre ele o meu Espírito". O Senhor nos chama de servos. Somos convidados a estarmos à serviço do Senhor. Jesus era o servo de Deus.
Aquela e aquele que são chamados a serem servos, são escolhidos, "eleitos", pelo Senhor. Sobre o servo pousa o espírito de Deus. Sobre cada um dos batizados, está o espírito do Senhor.
Logo após, ainda continua o texto, "sou eu o Senhor, eu te chamei..., te segurei pela mão, te guardei, e te destinei a seres aliança do povo". Somos destinados a sermos aliança, a fazermos união do povo com o Senhor. O profeta nos lembra que somos luz, que devemos abrir os olhos daqueles que não enxergam, de libertar os cativos.
Somos luz para iluminar o caminho daqueles que andam na escuridão. Somos responsáveis por abrir os olhos daqueles que não enxergam a presença do Senhor em suas vidas. Somos libertadores dos que se encontram prisoneiros do mundo, das coisas do mundo, das modas do mundo, das convenções que nos paralisam e não nos aproximam daqueles que sofrem.
Na segunda leitura, Pedro nos lembra que Jesus "andou por toda a parte, fazendo o bem". Jesus não escolheu aonde iria fazer o bem. Ele o fazia em qualquer lugar que ele estivesse. Sua presença já era marca da bondade. Em outra passagem lemos alguém dizendo a Jesus: "Bom Mestre...". E Jesus respondendo: "Porque me chamais de bom? Só Deus é Bom!". Se Deus é o bem, todo o batizado deve ser bom, pois a bondade é inerente a todo aquele que faz parte da filiação divina através do batismo. É dever de todo batizado ser bom.
No evangelho, algo de maravilhoso acontece. Jesus é batizado com o povo. O batismo do Senhor não teve nada de especial. Não precisou de celebração exclusiva. Não foi feita pelo sumo sacerdote. Não foi no templo. Jesus é batizado junto com o povo. Demostrando sua humanidade. Jesus está próximo aos seres humanos. Jesus é um do povo, como alguém do povo. Caminha no meio do povo. Não tem privilégios. Vive a vida do povo.
Ainda no evangelho, logo após seu batismo, Jesus não foi para a festa. Ele foi orar. Entendia que aquele era um momento especial em sua vida. Sua humanidade acabava de se manifestar. É na oração que Deus se revela, pois "enquanto rezava, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre Jesus". Quando oramos o Espírito Santo vem sobre nós. E o batismo é o grande momento de nossa oração. Lembrarmos de nosso batismo é a oportunidade que temos de entrar em comunhão com aquele que nos deu a vida e nos tornou "Filhos de Deus".
Irmãs e irmãos, façamos da força de nosso batismo uma oportunidade de assumirmos a missão que Deus nos deu: sermos evangelizadores. Anunciadores da boa nova de Jesus. Deixemos o Espírito Santo agir em cada um de nós, nos impelindo para a missão.
Deus nos abençoe.