domingo, 30 de dezembro de 2012

"Crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus, e diante dos homens"

Queridas e queridos amigos,

Paulo não estava sempre com as comunidades que ele havia fundado. Portanto, utilizava as cartas para animá-las e fazer com que pudessem experimentar aquilo que Deus fazia na sua vida.
Hoje, utilizamos vários meios para isso. Os blogs são uma forma de partilharmos aquilo Deus fala ao nosso coração sobre a liturgia do dia de domingo.
O evangelho de hoje nos remete ao episódio em que Jesus é encontrado no templo pelos seus pais. Algumas observações.
Inicialmente, o relato se Lucas no fala que "três dias depois, o encontraram no Templo". Esse fato aconteceu após uma busca sem fim. Onde estaria o "garoto"?
Vejamos que três é um número de suma importância. Três foram os dias que Jesus passou no túmulo. Três são os mandamentos que falam da relação dos homens com Deus. Três são as pessoas da santíssima Trindade. Três são os apóstolos que Jesus chamava para experiências mais profundas: Pedro, Tiago e João. Três eram os membros da Sagrada Família: José, Maria e Jesus. Portanto, três é um número importante.
Se olharmos para a existência humana, três são as fases de nossa vida também. Além disso, três são os momentos do dia: manhã, tarde e noite.
Depois de três dias encontraram Jesus no Templo. Jesus é encontrado no espaço onde o povo judeu tinha uma profunda relação com Deus. E em Lucas, o templo é o centro da vida do povo. Muitos episódios das vida de Jesus se dará no Templo. Veremos isso ao longo deste ano.
Jesus está no templo. Aqui não me interessa a pergunta de seus pais, mas sim a resposta dada por Jesus: "Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?". O primeiro mistério a ser conhecido nesta leitura, o lugar de se encontrar Jesus é no templo. Mas que templo? Apenas o de pedra? Não. Jesus é encontrada no templo do coração de cada um de nós. Jesus é encontrado no templo que é o outro. Jesus deixa-se encontrar. Entretanto, ele não é encontrado aonde achamos que ele deva estar. Jesus é encontrado junto do Pai. Sem o Pai, Jesus deixa de ser quem ele é, o Cristo (que acabamos de celebrar no Natal). O exemplo de Jesus é para saibamos que o Filho só existe pelo Pai. Ele é "consubstancial ao Pai". Tem a mesma substância. A encarnação de Jesus nos tornou filhos de Deus. Pelo Filho, nos tornarmos herdeiros do Reino.
Irmãs e irmãos, busquemos o Reino. Busquemos as coisas do Pai. Estejamos próximos àquelas e àqueles e àquelas que necessitam de nossa ajuda. Deixemo-nos formar, crescer em "sabedoria, estatura e graça diante de Deus e diante dos homens".

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

"Eis que nasceu para vós um salvador, que é Cristo"

Queridas irmãs e irmãos,

Hoje celebramos a véspera do Natal de nosso Senhor Jesus Cristo. Estamos no ano litúrgico dedicado à meditação do evangelho de São Lucas. Este evangelista inicia o evangelho de hoje constatando um fato histórico. É algo que poderá ser comprovado historicamente. Lucas nos mostra que as coisas de Deus acontecem no dia-a-dia. Na história. A família de Jesus foi para Belém, pois de lá era José. A descendência davídica foi passado pelo pai terrestre de Jesus.
Ao chegar em Belém, Maria deu à luz. Aqui quero fazer minha primeira reflexão. Maria mostra a luz para aquele que ainda estava nas trevas da gestação. Na escuridão da formação humana e fetal. Dar a luz tem um duplo sentido. Ao nascer, ao ver a luz, Jesus se monstra que como luz de todos. Em seguida, Lucas fala de pastores, e que foram envoltos em luz. A luz indica o caminho.
Jesus é a luz de nossa vida. Ele nasce na escuridão e no esconderijo de Belém para iluminar a vida de cada um de nós.
Jesus é centro da vida. E os pastores são chamados a dar testemunho e reverenciar aquele que há de ser nosso pastor. Nos pastorear. Nos conduzir para o redil dos filhos de Deus: o Reino.

Irmãs e irmãos, hoje para nós nasceu "um Salvador, que é Cristo". Alegremo-nos e exultemos. Esse menino, que veio da parte de Deus, está envolto em faixas. Na insegurança da vida, Jesus é acolhido pela segurança das faixas e deitado num manjedoura. Lembremos que manjedoura é lugar onde se colocava a comida dos animais. Jesus já se colocava como alimento da humanidade na manjedoura. Ele é aquele que alimenta a cada um de nós. Por isso, somos pastores. Por isso não tememos. Por isso, a Paz reina para todos os homens que são amados por Deus.

Feliz Natal. Deus abençoe a cada um de vocês que no ano de 2012 acompanharam este blog e minhas reflexões.

Diácono Gayoso

domingo, 9 de dezembro de 2012

Aquele que começou em vós uma boa obra, há de levá-la à perfeição até o dia de Cristo Jesus

Irmãs e irmãos,
Assim nos fala são Paulo na carta aos Filipenses, capítulo 1: Irmãos: 4Sempre em todas as minhas orações rezo por vós, com alegria, 5por causa da vossa comunhão conosco na divulgação do Evangelho, desde o primeiro dia até agora. 6Tenho certeza de que, aquele que começou em vós uma boa obra, há de levá-la à perfeição até o dia de Cristo Jesus. 8Deus é testemunha de que tenho saudade de todos vós, com a ternura de Cristo Jesus. 9E isto eu peço a Deus: que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e  experiência, 10para discernirdes o que é melhor. E assim ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo, 11cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus. 

Algumas observações:
1. Paulo diz que ora por cada um com alegria. A alegria que sente pelos que colocam sua vida a serviço do Evangelho.
2. Nos fala que Deus começou em nós uma boa obra. E que esta deve nos levar à perfeição em Jesus Cristo.
3. Paulo pede a Deus que o amor cresça sempre mais, para que se possa discernir o que é melhor.

Procuremos viver a esperança do Amor de Deus em nossas vidas e no nosso dia-a-dia.