segunda-feira, 28 de maio de 2012

"A paz esteja convosco!"

Qeridas amigas e amigos, Ontem festejamos a Solenidade de Pentecostes. Podemos afrimar que aqui nasce a Igreja de Cristo, cujos nossos bispos são so sucessores dos apóstolos reunidos no cenáculo. A Igreja não surge de divisões ou controvérsias. Ela é "criada" na paz. Na paz dada por Jesus. Na paz que brotou, e brota, da cruz. Estar em lugar fechado significa estar preso ao nosso mundo acomodado. Ao mundo das seguranças terrenas. Àquilo que nos dá conforto. Jesus rompe essas barreiras. Jesus rompe tudo o que nos faz ficarmos escondidos. Jesus nos quer agindo. Anunciando. Evangelizando. Saindo da Igreja. Indo ao encontro daqueles que precisam ouvir sua voz. Se você viveu a experiência do Pentecostes. Se vocêu viveu a experiência de transformação em sua vida. É hora de anunciar. De levar a Palavra a outros que necessitam dela também. Jesus rompe barreiras. Rompe preconceito. Rompe portas e corações fechados. Rompe não para roubar, mas para dar a paz. A paz de Jesus é missionária: "Como o Pai me enviou, também eu vos envio". Primeiro Jesus envia em missão. Em seguida, dá o Espírito Santo. E por último, nos leva ao extremo da evangelização: o perdão, a misericórdia. "A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem não o perdoardes, serão retidos". Aqui está a chave da evangelização com Paz. Lembremos que na oração do Pai-nosso dizemos: "...perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido". Para se ter o perdão do de Deus é também necessário das o perdão àqueles que nos ofendem. Lucas 23, 33-34: "Quando chegaram ao chamado «lugar da Caveira», aí crucificaram Jesus e os criminosos, um à sua direita e outro à sua esquerda. E Jesus dizia: «Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que estão fazendo!". Receberam o Espírito Santo para serem missionários e perdoarem os pecados. Recebemos o Espírito Santo para sermos missionários e perdoarmos aqueles que nos tem ofendido. Esse é um dos frutos do Espírito Santo: perdão. Irmãs e irmãos, aprendamos da Palavra de Deus. Oremos: "Ó Deus, que, pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo e realizai agora, no coração dos fiéis, as maravilhas que operastes bo início da pregação do evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!"

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dom do Conselho

"Este dom nos ensina a estar abertos à graça e à ação de Deus, que nos orienta no caminho da vida. À medida que nos abrimos à graça divina, mais sábios nos tornamos e melhores conselheiros somos. É odom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele nos encina a dialogar fraternalmente, em família e em comunidade, acolhendo o diferente que vive ao nosso lado. Capacitan-nos a animar os desanimados e fazer sorrir os que sofrem". (Liturgia Diária, página 76). Paulo exerceu com maestria esse dom. Enxergava longe. Conhecia os meandros da alma humana. Por isso, orienta os anciãos da igreja de Éfeso, exortando-os a guardarem a própria fé, e cuidar da fé do rebanho que lhes foi confiado. "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas para pastorear a Igreja de Deus que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho" (At 20,28). Paulo mostra com ações a graça de servir o próprio Deus: "Em tudo vos mostrei que, trabalhando desse modo, se deve ajudar os fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus que disse: 'Há mais alegria em dar do que em receber'" (At 20,35). Oremos: "Ó Deus misericordioso, concedei que a vossa Igreja, reunida no Espírito Santo, se consagre ao vosso serviço num só coração e numa só alma. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!"

Dom da Inteligência

"Inteligente é a pessoa que está com os pés no chão e sabe discernir o que acontece à sua volta. O dom da Inteligência nos ajuda a perceber o que é a favor da vida ou contra a vida. Este dom nos leva a entender e compreender as verdades da salvação, reveladas na Bíblia e nos ensinamentos da Igreja. Leva-nos a ver, sentir e conhecer os sentimentos e as atitudes do coração das outras pessoas" (Liturgia Diária, página 73). No Salmo 68(67),20, lemos: "Bendito seja Deus, bendito seja cada dia/ o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos!/ Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador;/ o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!" O dom da Inteligência nos fa reconhecer a Salvação que vem de nosso Deus. Colocamos nossa esperança em Deus. Reconhecemos, pela inteligência, que ele carrega os nossos fardos, e por isso nos salva e liberta, e que só ele nos livra da morte; e das situações que geram morte. Oremos: "Ó Deus de poder e misericórida, fazei que o Espírito Santo, vindo habitar em nossos corações, nos torne um templo da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!"

Dom da Sabedoria

"O dom da SABEDORIA nos ensina a ser sensatos diante da vida. Sabedoria é ver a história e os acontecimentos com os olhos de Deus. Ela desperta o gosto pelas coisas de Deus e ilumina nosso caminho. A Sabedoria nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e à busca dos valores da vida. Sábia é a pessoa que pratica a justiça, tem coração misericordioso e ama intensamente a vida, porque é dom de Deus". (Liturgia Diária, pág 69) No salmo 68(67), 4-5, lemos: "Os justos se alegram na presença do Senhor,/ rejubilam satisfeitos e exultam de alegria!" Os sábios reconhecem a presença do Senhor nos acontecimentos de sua vida e na história da humanidade. Ainda nos diz o mesmo salmo, no versículo 5: "Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome!/ O seu nome é Senhor: exultai diante dele!" Assim age aquele que tem o dom da Sabedoria. Exulta diante de Deus e de tudo aquilo que lhe faz referência. Oremos: "Nós vos pedimos, ó Deus, que venha a nós a força do Espírito Santo, para que ralizemos fielmente a vossa vontade e a manifestemos por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!"

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Seminário sobre Liberdade Religiosa. Decreto do Concilio Vaticano II - Dignitatis Humanae.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

"E Deus criou o home à sua imagem"

Prezadas irmãs e irmãos, A frase de nosso título está em Gênesis 1, 27. Em seguida, o autor sagrado diz: "E Deus os abençoou". Este texto está proposto para a memória facultativa de São José, que celebramos ontem. O que chama atenção nesta escolha da Igreja, é a pertinência para a comemoração de São José. Neste dia, é celebrado como padroeiro dos trabalhadoes: São José Operário. Isto é significativo. Na Festa de São José, celebrada no dia 19 de março, na paróquia São JOsé e Nossa Senhora das Dores, no Andaraí, Dom Edson de CCastro Homem disse que José fora um exemplo de trabalho para o filho Jesus. Com certeza, Jesus aprendeu um ofício. Jesuss aprendeu com o Pai da terra a trabalhar as coisas da terra. E com o pai do céu fazer, e viver, as coisas do alto. Mas Jesus inspirou-sem em José. Com certeza vira José indo à Sinagoga para as orações. Muitas vezes deve encontrado seu pai em oração. Mesmo no trabalho, José deveria ser um homem que fazia tudo para a glória de Deus. Até nas situações de perigo pelas quais passou, José confiava plenamente em Deus-Pai, tal como Abraão. E as coincidências não param por ai. A Liturgia da missa ordinária deste primeiro de maio, trazia o evangelho de João (10,22-30). E no versículo 25b, lemos: "As obra que eu faço em nome de meu Pai dão testemunho de mim". Fazer obras significa trabalhar. Transformar. Criar. Como disse anteriormente, aém do ofício de carpinteiro, Jesus aprendeu a fazer as obras de Deus, com seu pai, José. Ainda no texto de João, Jesus diz: "As minhas ovelhas escutma a minha voz". José, além de pai, foi ovelha também. José sabia de seu papel de pai na condução do Filho de Deus. Deveria fazer com que seu filho adotativo, que crescia em estatura e graça, diante dos homens e de Deus, soubesse amar e louvar o criador e Pai. No evangelho de Mateus (Mt 13,54-58), no versículo 56b, temos: "De onde lhe vem tudo isso?" É claro que toda a sabedoria de Jesus, além da graça de Deus, lhe vinha daquilo que fora aprendido com José. Queridas irmãs e irmãos, aprendamos com São José a trabalhar para a construção do reino de Deus. Aprendamos a viver no silêncio de Nazaré, mas orando. Que São José seja nosso modelo de fé e vida. Oremos: "Ó Deus, criador do universo, que destes aos seres humanos a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e proteção de são Jsé, cumprir as nossas tarefas e alcançar os prêmios prometidos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém".