segunda-feira, 24 de outubro de 2011

“A Jornada Mundial da Juventude é do Rio de Janeiro”
Dom Antônno Augusto
(Dom Antônio Augusto)

domingo, 16 de outubro de 2011

"Eu sou o Senhor, não existe outro"

A primeira leitura (Is 45,1.4-6) nos dá a garantia de não existir nenhum outro Deus. Não vamos empenhar nossa força espíritual na busca de Deus em outros lugare. Nosso Deus é o Deus de Abraão, Issac e Jacó. O Deus de Jesus. Fora dele não existe outro Deus.
Não busquemos Deus onde ele não está. Deus está na eucaristia, na confissão dos pecados (sacramento do perdão), no batismo, no matrimônio, na ordem, unção dos enfermos, crisma. Nosso Deus se revela nos sacramentos. Nossa Deus se revela na convivência fraterna. Nosso Deus se revela na doação aos que sofrem. Nosso Deus se revela na justiça.
Queridas irmãs e irmãos, não deixemo-nos enredar por caminhos que não nos levam a Deus. Ele mesmo nos dia: "Eu sou o Senhor, não há outro" (Is 45,6b). E continua: "um nada são os deuses dos pagãos" (Salmo 95(96)).

A quem queres servir: A Deus ou a César!

Naquele tempo, os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra.
Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?” Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda.
E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. (Mt. 22,15-21)
Comentário: Queridas amigas e amigos, a liturgia de hoje nos chama a uma tomada de posição diante de Deus. Ao interpelar os fariseus sobre a figura que estava cravada na moeda romana, ele nos leva a refletir sobre quem queremos seguir: Deus ou César.
Lembramos que a dominação romana sobre Jerusalém era muito forte. Os romanos cobravam impostos pesados. Quando nos preocupamos com o pagamento do imposto, deixamos de lado a cariadade. De olhar para a irmã e o irmão que sofrem. Nos preocupamos com as exterioridades, e deixamos de fazer aquilo que Deus nos pede.
Irmãs e irmão, não nos preocupemos com aquilo que nos afasta de Deus (César). Mas nos coloquemos a disposição de Deus para anunciarmos sua palavra.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Naquele tempo, milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais” (Lc. 12,1-7)

Comentário: O inferno existe. E para lá vão aqueles que não tem uma vida de acordo com a vontade de Deus. Tomemos cuidado. Alguns, nos dias de hoje, distorcem a palavra de Deus dizendo não haver o inferno. Tomemos cuidado. O inferno existe. E para lá muitos dos nossos estão se encaminhando. Apesar de estarem vivendo dentro da Igreja, participando de missas, se oferecendo para trabalhar em festas paroquiais, confessando, continuam levando uma vida de pecado. Devemos tomar cuidado. Fazer uma revisão de vida. Olhar para aquilo que nos está afastando da Palavra e vivência desta palavra. Ficai atentos!

terça-feira, 4 de outubro de 2011
















Salmo - Sl 129, 1-2. 3-4. 5-6. 7-8 (R. 3)

R. Se levardes em conta nossas faltas,
quem haverá de subsistir?


1Das profundezas eu clamo a vós, Senhor,*
2escutai a minha voz!
Vossos ouvidos estejam bem atentos*
ao clamor da minha prece!R.

3Se levardes em conta nossas faltas,*
quem haverá de subsistir?
4Mas em vós se encontra o perdão,*
eu vos temo e em vós espero.R.

5No Senhor ponho a minha esperança,*
espero em sua palavra.
6A minh'alma espera no Senhor*
mais que o vigia pela aurora.R.

7Espere Israel pelo Senhor,*
pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção.
8Ele vem libertar a Israel*
de toda a sua culpa.R.

Comentário: Após a leitura do Salmo, destaque, num caderno, a palavra, versículo ou estrofe que mais chamou sua atenção. Em seguida, deixe essa palavra falar ao seu coração. Por fim, faça uma oração ao Senhor agradecendo, louvando, pedindo de perdão por este momento.

"...Tu te preocupas por muitas coisas..."

Naquele tempo: Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse:
'Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!' O Senhor, porém, lhe respondeu: 'Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária.
Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.'(Lc 10,38-42).
Comentário: Em outra passagem, Jesus diz: "a cada dia basta o seu mal" (Mt 6,34). Nós sempre nos preocupamos com a nossa vida. Com o que haveremos de comer, de vestir, onde morar. Jesus nos dá uma lição. Colocamos nossos corações, nossa força, nossa inteligência, nosso querer, nossa vontade nas coisas que são supérfulas. Nos preocupamos com muitas coisas e nos esquecemos de Deus diriamente. Qual o espaço reservado para Deus em nossos afazeres diários? Quanto tempo dedico para a escuta e meditação da palavra de Deus? Tenho o hábito de ler a Bíblia diariamente? Deixo que a palavra de Deus conduza meus afazeres diário?
Jesus não diz que Maria não deveria ajudar a sua irmã Marta. Jesus demonstra que Maria, para fazer bem o seu serviço, dedica tempo para ouvir o que Deus tem a dizer através de Jesus. Ao se colocar aos pés do Senhor, Maria demonstra a atitude de quem, antes de se colocar nos afazeres diário, dedica tempo para ouvir e meditar a Palavra de Deus.
Como anda minha meditação diária da Palavra de Deus?