quinta-feira, 28 de julho de 2011

MUTICOM 2011

Uma experiência incrível. Foram seis dias de intensa partilha, troca de experiências, aprendizado.
O 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, promovido pela CNBB, realizado no Rio de Janeiro, foi um momento fraterno diferente. Bispos, Padres, Diáconos, Leigos puderam trocar experiências, partilhar angústias, vivenciar esperanças.
Pela manhã, sempre mesas redondas com discussão de temas pertinentes a comunicação. Na parte da tarde, oficinas variadas.
Quem não foi, terá a oportunidade de ir a Natal, capital do Rio Grande do Norte, em 2013.

Choro e ranger de dentes.

O Evangelho de hoje nos leva a refletir como estamos vivenciando a palavra de Deus.
Esta perícope está dividida em dua partes. A primmeira fala de uma pesca. A segunda, de alguém que sabe esolher o que bom para dar aos filhos.
Da primeira parte, destaco três personagens: a "rede", os peixes; e os anjos. A "rede" representa a palavra de Deus. Os peixes somos nós. E os anjos os pescadores.
Jesus utiliza a imagem da pesca para falar do Reino de Deus. A rede, que é lançada ao mar (mundo) é a palavra de Deus. A Palavra é proclamada para toda a humanidade. Todos, e todas, a recebem da mesma forma. A resposta de cada um é que é diferente: peixes bons e ruins. Os peixes, somos nós. Ao ouvir essa Palavra, cada um de nós responde de uma forma diferente. Uns darão bons frutos; outros, serão o joio: peixes bons e ruins. A diferença é que podemos mudar a resposta que damos a Deus.
Jesus nos deixa a possibilidade de sermos peixes bons ou ruins. A escolha é nossa.
A segunda parte do Evangelho nos fala de um mestre que se torna discípulo do Reino, ou seja, alguém que se converte. Ele consegue atualizar a Palavra de Deus em sua vida e a distribui entre seus filhos. Esse Mestre olha para o passado e vê, no presente, a concretização das promessas contidas na Lei e nos Profetas.
Aprendamos a olhar para o passado para entermos o presente, preparando o nosso futuro para entramos no Reino9 de Deus.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Reino dos Céus é como um........

Como é o reino dos céus? Essa era uma pergunta constante que as pessoas deviam fazer a Jesus.
Entretanto, Jesus jamais disse como era o reino. Ele deu pistas através de parábolas e de coisas boas do dia-a-dia das pessoas. O reino é como um tesouro escondido; o reino é como uma pérola preciosa; o reino e dos que se fazem esquecidos como as crianças; e dos pecadores.
Jesus deu dicas de como é o reino. Isso significa o reino é algo que nos é muito importante. Inclusive para onde direcionamos nosso amor: aquele que ama mais pai, mãe, filhos e filhas não é digno de me seguir. O reino é tudo aquilo que nos move ao encontro da verdade que é Jesus.
Nós nos esforçamos para ter uma parcela do reino. A sua totalidade somente quando Ele voltar.
Esforcemo-nos para colocar nossa vidas na busca do reino dos céus. "De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se vier perder a sua alma?"