domingo, 13 de março de 2011

As Tentações de Jesus

Alguns pontos para nossa meditação. Nada de texto. Apenas alguns parágrafos. O texto utilizado é o de Mateus 4,1-11.

1º. Deserto. O Espírito move Jesus para o deserto. A espírito que havia descido sobre ele no batismo, o conduz ao deserto.
O Desereto é o local da secura. Das feras. Da falta de tudo (inclusive de Deus). Ninguém gosta de ficar no deserto. Jesus é levado para lá. Para o caos.

2º. Mateus diz que Jesus foi posto à prova. Mesmo sendo Deus, era verdadeiramente HOMEM. Deveria ser provado. Da mesma forma que Jó fora fora porvado (Jó 1,9-12).

3º. O tempo é o necessário para se esquecer de Deus num ambiante árido. Sem vida. 40 dias, ou 40 anos.

4º. Diz Mateus que Jesus teve fome. A pior miséria que o ser humano pode ter: a fome. Algumas pessoas se drogam para esquecer a fome, pois ela, a fome, é a mais cruel das misérias humanas. A fome nos faz aceitar qualquer coisa para nos sacriarmos. Inclusive o uso de drogas.

O Diabo, após ver Jesus na sua miséria, vem ao seu encontro. Ele tenta Jesus em três níveis: o da terra; o intermediário; e o mais alto. Dependendo de nossa caminhada espiritual, o diabo nos tenta de uma forma diferente.

Sabendo da fome ele sugere a Jesus que transforme pedra em pão. Sabendo da condição divina de Jesus, e vendo a sua condição humana, ele incita Jesus a usufruir de sua condição de Filho de Deus para intervir na sua história pessoal.
Mas Jesus sabe a que veio, e diz que "não só de pão o homem viverá, mas de toda palavra que vem da boca de Deus. Veja João 4,34b.

Em seguida, o diabo leva Jesus num local santo: o Alto do Templo. Ali é sua casa. O templo. Satanás propoem a Jesus ser um messias fantástico. Ao se jogar do alto do Templo, Deus-Pai o livraria da queda, e todos creriam que ele fosse o filho de Deus.

Por último, ele leva Jesus acima de todos os reinos. No mais alto monte. Jesus que já havia contemplado toda a criação ao lado do Pai e do Espírito, é chamado a ser dono de tudo se se sujeitar ao demônio.
Ele nega tal investida, pois sabe que tudo é dele. Que do Pai veio, e para o Pai voltará.

Queridas irmãs e irmãos, é o primeiro momento de fazermos nossa reflexão. Em que nível estamos: No primeiro, onde deixamos nossas primeira necessidades de nos dominar? No segundo, onde achamos que somos melhores porque vamos à Igreja, rezamos o terço, frequentamos o grupo de oração? Terceiro, Desejamos alcançar o mundo a qualquer custo?

Reflitamos pessoalmente.

Deus nos abençoe

(Deixe seu comentário)