quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Daniel faz suas orações e preces três vezes ao dia

Prezados irmãos e irmãs,

Na liturgia de hoje, no livro do profeta Daniel, vesículo 14 do capítulo 6, vemos Daniel desrespeitando um decreto do Rei para manter sua fé.
Esse tem sido o tema de nossa liturgia desde a última semana. A quem devemos obedecer em matéria de fé: aos poderes dessa terra, ou a Deus? Nenhuma lei pode nos impedir de vivermos nossa fé; nem de manifestá-la privada ou publicamente.
Daniel sabia dos riscos que corria. Mas também sabia dos riscos que corria se não prestasse seu culto a Deus. A quem obedecer: ao Deus da vida, e da vida eterna; ou ao rei que não podeia lhe garantir a vida futura?
Essa leitura serve para medirmos nossa relação com Deus. Nos relacionamos com Ele apenas nos fins de semana? Temos uma relação diária com o Senhor? Meditamos e vivemos sua palavra no dia-a-dia, ou só quando estamos na Igreja?
Queridos irmãos e irmãs, devemos estar atentos as ciladas do mal. Devemos aproveitar nosso dia para orarmos também. Nossos irmãos mulçumanos fazem isso. Tenhamos nossos momentos breve de oração diariamente. Querem uma sugestão. Pela manhã, acorde mais cedo. Leia a palavra de Deus da liturgia do Dia. Medite-a em seu coração por pelo menos 20 minutos. Ainda na parte da manhã, por volta das 10h (caso você seja da turma daqueles que acordam às 6h), faça uma breve pausa em seus afazeres. Tire 5 (cinco) minutos para relembrar o que meditou pela manhã, e faça uma oração breve (Pai-Nosso; Ave-Maria; Credo; Salva Rainha; ou qualquer outra). Por volta do meio dia (12h), antes de almoçar (ou sair para o almoço) reze a Ave-maria. É costume em nossa Igreja fazermos essa devoção a Nossa Senhora ao meio-dia (12h).
Na parte da tarde, às 15h, a chamada hora da misericórdia, lembre-se de que Jesus deu a vida por você na cruz. Retome o texto meditado pela manhã. Faça um breve oração vocal (pode ser aquelas da manhã).
E para encerrar o seu dia, às 18h, lembre-se mais uma vez de Maria. Reze a Ave-Maria. Essa é a hora do ângelus, mais uma vez relembramos aquele que foi maior exemplo de entrega à vontade de Deus.
Antes de dormir, peça a Deus que lhe dê bons sonhos.
Amém.
Faça isso. Depois me conte como foi a sua experiência.
Deus abençoe a cada um de vocês.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé!

Lucas nos coloca diante dos momentos de forte perseguição. Jesus afirma que passaremos por perseguições, mortes, traições. Mas será nesse momento que nossa fé será provada. Nossa fé não é provada em momentos sem perseguição. Quando alguém falar bem de você é porque nada estais fazendo. Quando você consegue agradar a todos, até aqueles que são seus "inimigos", é porque você não está sendo um verdadeiro evangelizador. Jesus foi morto porque não agradou a todos. Ele incomodou. Não foi "simpatiquinho". Ele não falava para agradar. Ele dizia o que tinha que ser dito. E isso o levou à cruz. Foi por isso que ele foi perseguido. E é por isso que seremos perseguidos também.
Estamos dispostos a sermos perseguidos em nome de Jesus? Estamos dispostos a morrermos por Jesus? Com Jesus?
Dar glórias e louvores é fácil. O difícil é dar a vida.

Pensemos como anda nossa fé. Estamos dispostos a dar a vida?????

Deus abençoe a todos e a todas.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

"A tua fé te salvou!"

Nossa refelxão de hoje parte de Lc 18,35-43.
A riqueza de nossa liturgia está em não apresentar coisas novas diariamente, mas aprofundar o evengelho a cada dia. Nos diz Santo Inácio de Loyola: "não é o muito saber se sacia a satisfaz a alma, mas o sentir e saborear as coisas internamente". O que ele quer nos dizer é que a repetição é importante. Muitas vezes, temos aquela vontade de querer coisas novas e nos esquecemos que a vida religiosa deve ser pautada na meditação diária dos evangelhos.
A frase característica de hoje é a que vai como título de minha reflexão: "A tua fé te salvou". Isso porque ela é a ponte para a primeira leitura. Manter a fé em Deus é fundamental para a nossa salvação. Não desviar em nenhum momento daquele que nos dá a vida. Não podemos deixar Deus de lado, pois caso contrário, nos tornaremos cegos para a fé.
Na leitura do primeiro livro dos Macabeus (1 Mac 1,10-15.41-43.54-57.62-62) vemos quais são as consequências daqueles que se afastam da fé verdadeira. Ao nos afastarmos da presença de Deus em nossa vida, abate-se sobre nós a tristeza, a depressão, as guerras, a inveja, a cegueira para o sofrimento do próximo, o egoísmo, a raiva. Muitas de nossas doenças psiquícas são fruto do nosso afastamento da lei de Deus.
Peçamos como o salmista: "Vivifica-me ó Senhor!" Gritemos como o cego de Jericó: "Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!"
Deus abençoe a todos e a todas.

Ufa! Acabou o fim de Semana.

Este fim de semana foi movimentado. Começou com a Assembléia da Paróquia onde atuo pastoralmente. Foi um momento rico de avaliação e confraternização. Fizemos nosso planejamento para 2010 dando ênfase à Missão Continental.
No dia seguinte, assisti o pároco na direção do Retiro Espiritual do Ministério do Acolhimento.
Como saldo desses dois eventos, posso dizer que foram momentos de integração forte de noss paróquia. Momentos fora de nossa ambiente pastoral nos ajudam a olhar a paróquia de outro ângulo. De fora vemos melhor.
Deus esteve presente o tempo todo no meio de nós. O ambiente era agradável, foi no Centro Social Carit na Taquara. Casa das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.
Voltamos cansados, mas com a certeza de que 2010 será melhor do que 2009, com a graça de Deus.
Mas o ano ainda não acabou. Falta a Festa de Cristo Rei; Advento; Novena de Natal; Missa da Noite de Natal; Missa do Dia do Natal; Missa de Fim de Ano.
Ai, as merecdias férias, pois Diácono Permanente tem família, e nessas horas a Igreja doméstica merece uma atenção mais especial.
Vou voltar a postar minhas refelxões sobre o Evangelho.
Deus abençoe a todos vocês que me acompanham nesse blog.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

"... Os filhos desse mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz".

Prezados irmãos e irmãs,

Nossa refelxão de hoje está em baseada em Lucas 16,1-8.
Jesus narra o episódio do administrador infiel que ao perceber que seria demitido, chama todos os devedores de seu patrão e manda que mudem o valor de sua dívida.
Aparentemente, Jesus elogia essa atitude dizendo que os "filhos desse mundo são espertos".
Poderíamos parar por ai e fazer uma longa reflexão sobre a esperteza. Mas vou mais além. Ao afirmar que "os filhos do mundo são mais espertos em seus negócios", Jesus nos faz um alerta: a quem estamos servindo, ao mundo ou a Deus? Onde estamos colocando nossas forças? Estamos utilizando nossas conhecimentos para evangelizar ou para preparar um caminho mundano?
Aquele administrador queria garantir a sua vida aqui. Mas não esqueçamos que "quem quiser salvar a sua vida, perde-la-á; e quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho, encontra-la-á".
As palavras do envagelho estão entrelaçadas. Elas estão ligadas entre si de forma que, somente na oração, e meditação diária da palavra podemos ir juntando os pedaços separados.
O que queria o administrador "infiel" era manter-se vivo. Agindo de forma desonesta ele poderia cobrar aquilo que havia dado aos credores de seu antigo patrão.
Pensemos em nosso coração como tem sido nossas ações evangelizadoras. Estamos barganhando com Deus aquilo que fazemos em nossas ações missionárias? Ou damos a nossa parte, esperando a recompensa etera?
Deus abençoe a todos e a todas.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo"

Nossa liturgia de hoje faz memória a São Carlos Borromeu, bispo e amigo dos pobres.
Na carta aos Romanos, primeira leitura de hoje, nos fala que "quem ama o próximo está cumprindo a lei". Mas que lei? A lei divina. Os dez mandamentos. Viver conforme a vontade de Deus, e se preocupar com o próximo.
Lucas nos coloca diante de uma questão difícil: o desapego. A reflexão é está: do que tenho que me desapegar?
Jesus é RADICAL. Nos fala ele: "Se alguém vem a mim, mas não se desapega (...) não pode ser meu discípulo". Eu vou mais além, quem não se desapega não pode ser Catequista, não pode ser Ministro Extraordinário da Comunhão, não pode ser Ministro do Acolhimento, não pode ser agente da Pastoral da Saúde, não pode ser agente da Pastoral do Batismo, não pode ser Diácono, não pode ser Padre, não pode ser Bispo. Não pode ser adorador do Santíssimo Sacramento.
A condição para estar com Jesus e caminhar com ele, é o desapego. "Quem não carrega sua cruz e caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo". Para sermos discípulos precisamos carregar nossa cruz. Carregar tudo aquilo que pode ser para nós o calvário. A cruz significa que estamos dispostos a sofrer e morrer com Ele, para juntos ressuscitarmos com Jesus.
Meus irmãos, façamos de nossa vida uma outra vida de Jesus. Devemos ser evangelizadores com nossas vidas.
Deus abençoe todos e todas

terça-feira, 3 de novembro de 2009

"Somos em Cristo um só corpo"

Prezados amigos e amigas,

Após a reflexão do Evangelho (Lc 14,15-24), vejamos o que nos diz o apóstolo Paulo (Rm 12,5-16).
Paulo não fundou a comunidade de Roma. Não sabemos ao certo quem o fez. Mas Paulo-pastor, bispo zeloso, se preocupa com aquela comunidade.
Mas Paulo percebe que a comunidade de Roma deve se sentir inserida na comunidade cristã católica. Não são uma comunidade a mais, nem a principal comunidade. Fazem parte de um corpo maior, que é a Igreja.
Paulo diz: "Somos em Cristo um só corpo", embora muitos. Fazer parte do corpo significa dizer que quando uma parte sofre, todo corpo sofre. Quando uma parte está doente, todo o corpo adoence, mas ao mesmo tempo se concentra para a cura da parte doente.
Se formamos um corpo, devemos amar cada parte desse corpo. Não é assim que fazemos com o nosso corpo. Não cuidamos de nosso corpo? Assim, devemos cuidar da Igreja que também é um corpo.
Se nos amamos a nós mesmos, e com amor sincero, nosso amor eclesial seja sincero (12,9). Devemos detestar o mal, e apegarmo-nos ao bem (12,9).
E continua o apóstolo: "Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções".
Uma comunidade que se sente corpo é forte na tribulação, perseverante na oração, hospitaleira (acolhedora). Se relacionam bem uns com os outros, e se alegra com as coisas humildes.
Queridos amigos e amigas, esforcemo-nos para nos fazermos um só corpo, apesar de carismas diversos.
Deus abençoe a todos e a todas.

Os convidados para a grande festa do Reino de Deus.

Prezados amigos e amigas,

O Evangelho da lituragia de hoje (Lc 14,15-24) nos ilustra como será o grande banquete do Reino de Deus. Além de nos mostrar quem serão os convidados e aqueles que terão o convite especial para entrar na festa.
Jesus conta a história de alguém que havia preparado um grande banquete e convidado muitas pessoas. Ao mandar os empregados chamarem os convidados, cada um deu uma desculpa para não comparecer à festa.
Premeira refelxão nossa: quais são as nossas desculpas para não assumirmos as missões a nós confiadas? Preocupação com os seus bens ("comprei um campo e preciso ir vê-lo")? Preocupação com sua casa, seus familiares (Acabo de me casar e não posso ir)? Preocupação com o ganhar dinheiro (comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las)?
Jesus nos dá a oportunidade de entramos na grande festa do reino. Aqueles que são os batizados tem o convite "vip". Entretanto, não damos bola para isso. Não nos preocupamos com o convite para a grande festa do reino. Achamos que porque vamos à missão, pagamos o dízimo, vamos à novena e rezamos o terço já estamos salvos. Mas Jesus diz: "Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor entrará no Reino de Deus, mas aquele que faz a vontade de Deus". É preciso que nos coloquemos a serviço dos pobres, daqueles que sofrem. É preciso fazer essas coisas, sem descuidar das outras. Quem reza coloca-se a serviço. Coloca-se em missão. Vai ao encontro. Acolhe.
Segundo, quem, então, serão os chamados? Veja o que diz Jesus: "Traze para cá os pobres, os leijados, os cegos, e os coxos". Ou seja, traga os excluídos. Quando os convidados "vips" não aceitam o convite, os rejeitados do reino serão colocados em local de destaque.
Em que situação nos encontramos? Meditemos em nosso coração onde queremos estar: na festa, ou fora dela.

Deus abençoe a todos e a todas.

domingo, 1 de novembro de 2009

Bem aventurados.....

Queridos irmãos e irmãs,

Hoje comemoramos a solenidade de todos os santos. Santos são aqueles que vivem, ou viveram, a vontade de Deus em suas vidas. Não foram seres extraterrestres. Foram seres que procuraram estar conformes aquilo que Deus nos pede.
O Evangelho de hoje nos fala das bem-aventuranças. Das oito bem-aventuranças destaco três.
Primeiro, Pobres em espírito. São todos aqueles que colocam sempre sua confiança em Deus. O pobre não tem em quem confiar. Seu dinheiro mal dá para sua subsistência. Sua saúde é tratada em hospitais sem as minas condições de ajuda.
Devemos nos perguntar: onde está nossa confiança: Em Deus ou em nosso Dinheiro?
Segundo, Bem-aventurados os misericordiosos, por que alcançarão misericórdia. Aqueles que vivem o perdão em sua vida, serão perdoados. A experiência da misericórdia é aquela que perdoa sem saber se receberá o persão. Ser misericordioso é viver a plenitude da cruz. É entregar-se à vontade de Deus.
Terceiro, Bem-aventurados os puros de coração. Quem são os puros de coração? São todos aqueles que coneguem ver Deus nas situações onde, aparentemente, ele não estaria. São todos aqueles que conseguem ver numa situação de prostituição apresença de Deus.
Aqueles que são puros de coração, com cercetza, verão a Deus, pois "ele está no meio de nós".
Coloquemos nossas vidas a serviço de Deus e de seu Reino.
Deus abençoe a todos e a todas.

Visita ao Circúlo Bíblico Nossa Senhora de Fátima

Veja a foto da minha visita ao Circúlo Bíblico Nossa Senhora de Fátima.
Agradeço a Deus a oportunidade de poder conhecer os Círculos Bíblicos de nossa paróquia.
Deus abençoe a todos e a todas.